segunda-feira, 1 de junho de 2009

Evolução dos computadores

Na época dos nossos bisavós os computadores já existiam, apesar de serem extremamente rudimentares. Eram os computadores mecânicos, que realizavam cálculos através de um sistema de engrenagens, accionado por uma manivela ou outro sistema mecânico qualquer.
No final do século XIX surgiu o relé, um diapositivo electromecânico, formado por um magneto móvel, que se desloca unindo dois contactos metálicos. O relé foi muito usado no sistema telefónico, aliás algumas centrais analógicas ainda utilizam estes diapositivos até hoje. As suas limitações eram pelo facto de serem relativamente caros, grandes demais e ao mesmo tempo muito lentos: um relé demora mais de um milésimo de segundo para fechar um circuito, mais de dez milhões de vezes mais lento que um transístor actual.
Também no final do século XIX, surgiram as primeiras válvulas. As válvulas foram usadas para criar os primeiros computadores electrónicos, na década de 40.
Apesar de tudo isso, os primeiros computadores começaram a surgir durante a década de 40, naturalmente com propósitos militares. Os principais usos eram a codificação e a descodificação de mensagens e cálculos de artilharia.
Sem dúvida, o computador mais famoso daquela época foi o ENIAC ( Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer ), contruído em 1946.
Hoje em dia, os computadores são cada vez mais pequenos, mais rápidos e mais económicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário