sábado, 6 de junho de 2009

Um Mundo sem tecnologias? É possível?

Todos os dias perguntamo-nos como seria um mundo sem tecnologias. Se seria muito diferente? Conseguiriamos aguentar?
A verdade é que não seria assim tão diferente ter um mundo com tão poucas tecnologias, seria como viver na Idade Média se calhar um pouco depois.
Foi na nossa geração que a maioria das tecnologias apareceram por isso somos todos nós muito ligados a elas e alguns são tão ligados que acabam por ficar depententes.
A resposta á questão é sim, nós conseguiriamos aguentar viver num mundo que não esteja coberto de tecnologias, ganhariamos novos interesses, como por exemplo, fazer caminhadas, apanhar ar fresco em vez de ficarmos fechados em casa.
Se não concordam ou acham que não são capazes façam um teste. Experimentem estar uma semana sem estarem em contacto com qualquer tipo de tecnologias, como se tivem de castigo. E assim verão se ficam desesperados ou se não vos causa grande diferença.

Afinal porque desenvolvemos nós a tecnologia?

Através dos tempos, o ser humano vem desenvolvendo a tecnologia para facilitar sua vida. Desde os mais remotos tempos, vê-se que a busca dessa comodidade impulsionou a espécie humana para desvendar a natureza, as suas leis,o desenvolver de mecanismos, criar métodos, equipamentos, convenções, tudo voltado a trazer-lhe o conforto. É evidente que o salto tecnológico foi acompanhado, primeiramente do choque causado na população, seguida pela adaptação à nova invenção, descoberta ou aperfeiçoamento, passando pela acomodação ao novo recurso, culminando na substituição dessa inovação por outra mais elaborada e que veio superar novas necessidades humanas, reiniciando todo esse processo.
E com o passar do tempo a humanidade percebeu seu avanço tecnológico, seja através de grandes conquistas que serviram para a evolução, caso típico das tecnologias na área da saúde, seja também através da destruição originada, por exemplo, pelos equipamentos de guerra.

No entanto, apesar de toda a conquista tecnológica que culminou no mundo que vivemos hoje, sentimos que o ser humano continua insatisfeito. A angústia, o medo, a incerteza assolam as esperanças da humanidade em si própria e parece que toda conquista material não é capaz de resolver essa insatisfação. Isso ocorre, porque a humanidade ainda não descobriu o que fazer com todos esses inventos, oriundos de sua capacidade criadora. Claro está que o ser humano continua a procurar desenvolver mais a tecnologia, sem no entanto atribuir a essa conquista algo efetivo que possa auxiliar todos os seres humanos e trazer-lhe, de maneira global, aquele conforto que poderia ser fornecido pelo avanço da tecnologia.

Um conselho

Com este trabalho eu aprendi muito sobre a tecnologia. Esta está por todo o lado e já nem reparamos pois é algo que usamos com imensa naturalidade. A tecnologia é muito útil, mas muitas vezes usamo-la de forma excessiva e esta acaba por prejudicar o meio ambiente.
Com os artigos publicados por mim e pelas minhas colegas de grupo soube de coisas que nem fazia ideia! Aconselho todas as pessoas, de todas as idades, que gostem de aprender a visitarem o nosso site. Vão aperceber-se de toda a tecnologia, que está em todo o lado, utilizamo-la todos os dias, mas há percauções que não devemos deixar de tomar. aprendam, divirtam-se e passem a mensagem! Publicarei todas as novidades para que não deixem escapar nada sobre este enorme e fantástico universo da tecnologia.

Querias um destes?

Em 1973, a Motorola exibiu um protótipo do primeiro telefone portátil do mundo. O aparelho, que media mais de 30 centímetros, pesava quase 1 quilo e custava cerca de 4 mil dólares, começou a ser vendido a partir de 1983. Conhecido como Motorola DynaTAC 8000X, a sua bateria permitia uma hora de conversação e a memória armazenava 30 números de telefone. Podia não ser exatamente bonito, mas permitia comunicação móvel – pelo menos para quem conseguisse carregá-lo.
Peso Pesado Nokia Mobira Senator (1982) Mais parecia um som 3 em 1 do que um telefone móvel propriamente dito. Robusto e quadradão, foi o primeiro telemóvel da Nokia (hoje, a líder deste segmento). Introduzido no mercado em 1982, o Nokia Mobira Senator era designado para o uso em automóveis. Afinal, quem iria querer andar a pé carregando um telefone de 9,5 quilos?
Nem sabemos a sorte que temos! Hoje em dia eles cabem no bolso.

Não é um exagero?

Sabias que em Portugal, a taxa de penetração dos telemóveis já ultrapassou os 100%? Ou seja, existem mais equipamentos que habitantes portugueses.
Devido a estes números, os operadores tentam fidelizar os seus clientes através de novos serviços, sobretudo de comunicação de dados, com destaque para o acesso móvel à Internet através de tecnologias de terceira geração (ex: UMTS). Não é um exagero? A maior parte das pessoas tem mais que um telemóvel, ou porque têm um novo e não querem deixar o antigo, ou porque querem ter um de cada rede, ou muitas delas apenas porque os amigos também têm. Não há como explicar o excesso de telemóveis existente entre a população Portuguesa.

O telemóvel mais caro do mundo

Quem diria! Há quem quem diga que a crise é para todos mas a verdade é que ( e não sabemos porquê) um milionário russo comprou o telemóvel mais caro do mundo: um modelo feito de ouro e coberto de diamantes da companhia suíça GoldVish. Ele pagou US$ 1,2 milhões. Nunca ninguém tinha gasto tanto dinheiro num telemóvel claro que vai constar no Giness.

E agora se isto começa a ser moda? Vamos à falência!!

Lá bonito ele è.
Com este trabalho, percebi que o mundo das consolas não para… Olhando para as primeiras consolas, percebe-se que eram de utilização básica, tal como os seus jogos eram pouco complexos, o que permite ver que a evolução é enorme, uma vez que nos dias de hoje, uma consola não serve só para jogar, mas é usada para diversas funções de entretenimento, como ouvir música ver filmes!
Para além disto, podemos ver que estes objectos de entretenimento têm tendência a tornarem-se mais potentes e cada vez mais compactos!
Observando o progresso das consolas, podemos concluir que as possibilidades neste mundo são infinitas, onde, no futuro, se pode esperar grandes inovações a cada esquina!

Playstation Portable

A PSP (Playstation Portable) é a versão portátil da consola de videojogos da Sony, da série PlayStation. Foi lançado em Março de 2005 na versão original existindo aindas as versões Slim e Lite (sendo que as diferenças entre elas são mínimas). Em Outubro de 2008, a sony lançou a PSP-3000, que sendo igual à original, esteticamente, tem alguns acessórios extras incorporados, que pretendem melhorar a experiência de jogo. Pretende ser, para além de uma plataforma de jogos, um centro de média, pois reproduz ficheiros de áudio, vídeo e permite aceder à Web através de uma ligação Wireless.


quarta-feira, 3 de junho de 2009

Xbox

  • Xbox: A Xbox é uma consola de jogos produzida pela Microsoft Corporation, que foi lançada em Novembro de 2001. Esta consola foi recebida com bastante expectativa pois não era produzida por uma empresa japonesa.

  • Xbox 360: A Xbox 360 é o sucessor da Xbox e foi apresentada oficialmente na MTV. Esta consola foi lançada na Europa em 2005. A Xbox 360 compete no mercado com a PlayStation 3, da Sony, e com a Wii, da Nintendo.

PlayStations

A PlayStation foi criada e 1990 pela Sony. A primeira PlayStation foi lançada no Japão e mais tarde nos EUA. A Sony introduziu o memory card (cartão de memória) que permitia guardar os dados dos jogos e continuar o jogo no sitio onde foi parado, não tendo de recomeçar o jogo.

Produtos:

  • PlayStation 1: Mesmo com a chegada da Nintendo 64 e da Dreamcasta, a PlayStation foi o maior sucesso da época. Mais tarde foi lançada a PlayStation 2 e em 2006 a produção da primeira PlayStation foi encerrada.


  • PlayStation 2: A PlayStation 2 foi lançada em 2005 com o objectivo de competir com os jogos de computador. Graças a grande variadade de jogos e á capacidade de também serem jogados os jogos da PlayStation anterior, a PS2 foi a consola mais vendida da história.



  • PlayStation 3: Em 2007 a Sony lançou uma nova consola, a PlayStation 3. Esta tem armazenamento de CD's blu-ray. Esta consola dispõe de novas tecnologias como o comando á distância. A PlayStation de 40Gb não consegue ler jogos da PlayStation anerior.

Dreamcast

A Dreamcast foi a ultima consola de jogos da Sega. Esta foi criada com o objectivo de bater tecnologicamente a PlayStation e a Nintendo 64. A Dreamcast foi lançada em 1999 no Japão. Vinha equipada com um modem, que permitia o acesso à Internet. Também foram lançados diversos jogos que permitiam partidas online.


terça-feira, 2 de junho de 2009

A iluminação

A iluminação existe desde que se descubriu o fogo, ou seja, desde da pré-história.

Os homens pré-históricos descobrem que a gordura de alguns animais e a resina extraídas das árvores ardem lentamente, por isso, começam a fazer tochas e lamparinas a óleo. Para incendiarem as tochas cobriam nas com uma mistura de gordura e de ramos secos. Já para acender a lamparina, utilizavam apenas gordura derretida com um pavio.

A partir da lamparina, começam-se a fabricar as velas. As velas eram feitas com um pavio envolvido numa folha de cera colhida dos cortiços das abelhas. Também, haviam velas feitas com uma mistura de cera e gordura, mas deta vez, os ingredientes eram colocados em moldes.
A vela é utilizada durante vários séculos e ainda hoe em dia continuam a ser utilizadas.

Actualmente são utilizadas mais as lâmpadas do que a vela.

A lâmpada eléctrica é uma das grandes invenções da historia, foi inventada, no século XIX, por um americano chamado Thomas Edison. A lâmpada é constituida por um filamento. Este é atravessado pela corrente eléctrica, quando aquece torna-se vermelho, depois branco até que se obtém a luz.

Energia nuclear

Energia nuclear:

Esta energia é uma energia alternativa.
Devido aos elevados custos de instalação e manutenção das centrais nucleares, está presente em pequenas quantidades. Apesar desta energia ter sido recebida com grande entusiasmo, devido ao enorme potencial energético e expansão do sector nuclear, depara com enormes obstáculos, como perigo de acidentes nucleares.
As centrais nucleares devem ter um acompanhamento rigoroso devido à possibilidade de um acidente nuclear que liberta grandes quantidades de radioactividade que é bastante prejudicial aos seres vivos.
No caso do Chernobyl as estimativas indicam que cerca de 3 milhões de pessoas, entre as quais crianças, sofrem de doenças congénitas provocadas pelas radiações.

Vantagens:
O combustível é barato e fácil de transportar;
É a fonte mais concentrada de geração de energia;
Fácil de transportar como novo combustível;
Não provoca efeito de estufa ou chuva ácida.

Desvantagens:
É a fonte de maior custo por causa dos sistemas de emergência, de contenção de resíduo radioactivo e de armazenamento;

Requer uma solução a longo prazo para os resíduos armazenados em alto nível na maioria dos países.

Rôbos

Os Robôs são ferramentas automáticas e gerenciáveis que operam para facilitar a execução de edições repetitivas e em série. Entretanto, não são precisamente robôs, que fazem tudo sozinhos, e sim são agentes de manipulação de artigos, que obedecem a instruções claras e precisas do programador responsável por ele.
De tempos em tempos, uma nova versão é introduzida, gerando mudanças de nomes, anulações, logo, todas as outras versões devem ser atualizadas. Importante: Usuários Bots (ou robôs) não podem participar de discussões sobre projectos, nem podem usufruir do direito ao voto nas decisões da comunidade.

Artigo sobre rôbos utilizados pela wikipedia

energias alternativas



A energia solar pode ser usada de maneiras diferentes. A chamada energia solar termal é obtida através da conversão do calor solar em calor útil, para água de chuveiro quente ou aquecedor, por exemplo. Fotovoltaicos, ao contrário, significa transformar a radiação solar em energia elétrica. Para que isso seja feito, células solares individuais são combinadas para criar módulos solares.
As células solares consistem de um material semicondutor (geralmente o silicone) onde a irradiação da luz é separada em carregadores negativos (elétrons) e positivos. Um campo elétrico criado pelos desequilíbrios selecionados no semicondutor separa os carregadores. O resultado é uma falta de elétrons em um lado e um excesso deles no outro. Esta tensão elétrica pode ser coletada com um contato metal nos lados superiores e inferiores.
O físico francês Alexandre Becquerel já havia descoberto o efeito fotovoltaico, quando os pares de carregadores elétricos são separados ao serem atingidos pela luz solar, em 1839. Em 1884, o americano Charles Fritts descreveu a força eletromotor em selênio iluminado e construiu a primeira célula solar. Entretanto, sua eficácia foi mínima.
A explicação científica para o fato de que a luz pode ser transformada diretamente em eletricidade foi dada por Albert Einstein em 1905.

A sociedade de informação

Chamam-se de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação as tecnologias e métodos para comunicar surgidas no contexto da Revolução Informacional, ou Terceira Revolução Industrial, desenvolvidas progressivamente desde a segunda metade da década de 1970 e, principalmente, nos anos 1990. A imensa maioria delas caracteriza-se por agilizar, horizontalizar e tornar menos palpável (fisicamente manipulável) o conteúdo da comunicação, por meio da digitalização e da comunicação em redes (mediada ou não por computadores) para a captação, transmissão e distribuição das informações (texto, imagem estática, vídeo e som). Considera-se que o advento destas novas tecnologias (e a forma como foram utilizadas por governos, empresas, indivíduos e setores sociais) possibilitou o surgimento da "sociedade da informação". Alguns estudiosos já falam de sociedade do conhecimento para destacar o valor do capital humano na sociedade estruturada em redes telemáticas

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Pen

Memória USB Flash Drive (Pen) é um diapositivo de armazenamento constituído por uma memória flash tendo aparência semelhante à de um isqueiro e uma ligação USB tipo A permitindo a sua conexão a uma porta USB de um computador. As capacidades actuais, de armazenamento, são 64 MiB a 64 GiB. A velocidade de transferência de dados pode variar dependendo do tipo de entradas.

Eles oferecem vantagens potenciais com relação a outros dispositivos de armazenamento portáteis, particularmente disquetes. São mais compactos, rápidos, têm maior capacidade de armazenamento, são mais resistentes devido à ausência de peças móveis.

Apple


A apple é uma empresa multinacional norte-americana que actua no ramo de aparelhos electrónicos e informática. É famosa principalmente pela fabricação do computador de marca registada, Macintosh, com o seu próprio sistema operacional, Mac OS, entre outros produtos.
A apple foi fundada por Steve Wozniak e Steve Jobs com o nome de Apple Computers, em 1976, na Califórnia.
A empresa foi conhecida por Apple Computers, durante os seus primeiros 30 anos de existência, mas a 9 de Janeiro de 2007 retiraram a palavra "Computers". A mudança do nome, foi devido ao smartphone iPhone e ao sistema de vídeo digital apple Tv.
Por uma variedade de razões a apple construiu uma reputação distinta na insdústria informática e electrónica e cultivou uma base de consumidores que é devotada de modo incomum à empresa e à sua marca.

Internet - Prejudicial ou não?


Internet é um meio essencial para encontrar quase todas as informações que procuramos, se não todas, quer seja por diversão, para nos dar o conhecimento sobre alguma dúvida que nos ocorreu, ou então para pesquisarmos para algum trabalho. Esta pode ser usada como instrumento de trabalho e lazer.
Mas como todos sabem, muitas pessoas ficam viciadas, passando horas em frente ao computador, sem pegar num livro para estudar. Agora pergunto-me, a Internet é prejudicial ou não?
A Internet pode ser prejudicial em vários sentidos. Se alguém não souber cuidar de si, pode acabar por contar a sua identidade a desconhecidos, mandar fotografias, ligar a webcam, fazendo com que mais tarde se possa prejudicar.
Provavelmente estes comportamentos não passam de curiosidade, mas o pior é que independentemente da idade, religião ou até mesmo País, eles marcam "encontros" que podem acabar mal.

ENIAC


O ENIAC foi o primeiro computador digital electrónico de grande escala. Criado em Fevereiro de 1946 pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company.
O ENIAC começou a ser desenvolvido em 1943 durante a II Guerra Mundial.
O computador pesava 30 toneladas; media 5,50m de altura e 25m de comprimento e ocupava 180 m2 de área contruída. Foi contruído sobre estruturas metálicas com 2,75m de altura.
Esta máquina não tinha sistema operacional e o seu funcionamento era parecido com uma calculadora simples de hoje. O ENIAC, assim como uma calculadora, tinha de ser trabalhado manualmento. A calculadora efectua os cálculos a partir das teclas pressionadas, fazendo interacção directa com o hardware, como no ENIAC, no qual era preciso conectar fios, reçés e sequências de chaves para que se determinasse a tarefa a ser executada. A cada tarefa diferente o processo deveria ser refeito. A resposta era dada por uma sequência de lâmpadas.

Evolução dos computadores

Na época dos nossos bisavós os computadores já existiam, apesar de serem extremamente rudimentares. Eram os computadores mecânicos, que realizavam cálculos através de um sistema de engrenagens, accionado por uma manivela ou outro sistema mecânico qualquer.
No final do século XIX surgiu o relé, um diapositivo electromecânico, formado por um magneto móvel, que se desloca unindo dois contactos metálicos. O relé foi muito usado no sistema telefónico, aliás algumas centrais analógicas ainda utilizam estes diapositivos até hoje. As suas limitações eram pelo facto de serem relativamente caros, grandes demais e ao mesmo tempo muito lentos: um relé demora mais de um milésimo de segundo para fechar um circuito, mais de dez milhões de vezes mais lento que um transístor actual.
Também no final do século XIX, surgiram as primeiras válvulas. As válvulas foram usadas para criar os primeiros computadores electrónicos, na década de 40.
Apesar de tudo isso, os primeiros computadores começaram a surgir durante a década de 40, naturalmente com propósitos militares. Os principais usos eram a codificação e a descodificação de mensagens e cálculos de artilharia.
Sem dúvida, o computador mais famoso daquela época foi o ENIAC ( Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer ), contruído em 1946.
Hoje em dia, os computadores são cada vez mais pequenos, mais rápidos e mais económicos.

Radiografia, Ecografia e Scanner.

Em 1895, a radiografia é descoderta por um sábio alemão, Wilhem Röntgen com o objectivo de conseguir ver o interior do corpo humano sem ter de o abrir. Röntgen descobriu a radiografia enquanto fazia uma experiência com a electridade. Com a ajuda da sua mulher, efectua a primeira radiografia onde se pode ver o esqueleto da sua mão.
Actualmente, existe aparelhos próprios e sofisticados para fazer uma radiografia. Costuma-se fazer uma radiografia para ver se um osso está partido ou fracturado ou para saber se existe algum problema em que seja preciso fazer umaa operação.

No último século, são inventados algums meios de examinar o interior do corpo e graças ao computador pode-se obter imagens muito precisas.

A ecografia, foi criada por volta de 1960, com o objectivo de examinar, por exemplo, o desenvolvimento do bebé durante a gravidez. Para se poder ver o bebé, a ecografia envia ultrasons para dentro do corpo e o computador transforma-os em imagens.

Graças ao scanner, cada parte do corpo pode ser vista induvidulmente, sendo assim possivel, curarem-se as doenças e prevenir outras.

A fotografia

A fotografia foi inventada em 1816 quando um francês, Nicéphore Nièpce, quis mostar e rrepresentar situações, objectos e paisagens.
Nièpce utiliza uma antiga descoberta chinesa com mais de 2000 anos: a câmara-escura. Nesta caixa, a luz entra por um orifício, designado de objectiva, e a imagem aparece invertida no papel esticado na parte de trás. Assim, é possível desenhar-se a imagem no papel.
Nièpce para fixar a imagem e para não estar a desenha-la, coloca dentro da câmara-escura uma placa de estanho coberta com um produto sensível á luz. Abre a objectiva e, aofim de algumas horas, a imagem aparece na placa.
Passado algum tempo, inventa-se as máquinas fotográficas. Estas são de madeira e como são tão pesadas é preciso pousá-las num tripé para evitar que se mova no momento em que se tira a fotografia.
O fotógrafo para tirar a fotografia, olha através da máquina de fole (a câmara) e regula a objectiva para obter uma imagem nítida. Em seguida, introduz uma placa de vidro e abre a objectiva com um interruptor.
Mais tarde, a máquina torna-se mais pequena. A placa de vidro é substituida por um filme, a película. No início, são a preto e branco, só depois é que se tornam a cores. As máquinas deixam de ter fole.
A partir de 1950 inventam-se as máquinas que tiram e relevam as fotografias em poucos segundos.
Actualmente, as máquinas digitais já não têm rolo de película, a imagem tirada pode ser vista directamente no computador ou até na própria máquina fotográfica.

A rádio

A rádio é a tecnologia que transmite sons por meio de ondas. Estas são minúsculas vibrações invisíveis que se deslocam no espaço, o ar.
Em 1897, o italino Marconi inventa o telégrafo sem fios, um sistema para mandar mensagens em código.
A partir desta invenção surgiu a rádio, que de vez de mandar mensagens em código, transmitia o som da voz. Era um aparelho que ocupava muito espaço e era preciso usar auscultadores para que o som fosse de melhor qualidade.
Os aparelhos de rádio passam a ter um grande altifalante. Como nessa altura a televisão ainda não tinha sido inventada, toda a familia reunia-se diante do aparelho da rádio para ouvir as transmissões.
Finalmente, inventou-se o rádio portátil que é mais pequeno e que funcina a pilhas. Assim, consegue-se ouvir a rádio em qualquer lugar.