Sabemos por expriência própria que poucos são os que desligam o telemóvel por um longo período de tempo, nem mesmo nas aulas. Isto está provado.
Estudo revela que mais de 50% dos alunos não têm o hábito de desligar o telemóvel nas aulas. Técnicos garantem que a proibição total nos recintos escolares não é solução.
Os dados foram recolhidos e analisados para se compreender comportamentos específicos dos consumidores mais novos dos media em Portugal: 40,8% dos alunos asseguram que desligam o telemóvel nas aulas, 84,2% dos 9 aos 12 anos têm telemóvel, 80,3% garantem que são os amigos o principal alvo da comunicação, 28,6% revelam que a vida mudaria para pior se ficassem sem telemóvel durante duas semanas.
Estes são apenas alguns dos resultados do estudo "E-Generation: Os usos dos media pelas crianças e jovens em Portugal", pesquisa com data de 2007. Foram inquiridos jovens dos 8 aos 18 anos. Este questionário esteve online durante um mês e totalizou 1353 respostas válidas. Perceber o impacto e a importância das novas tecnologias nas relações interpessoais e nas práticas quotidianas foi também um objectivo da investigação. Há conclusões a reter. Nota-se uma clara tendência, praticamente universal, do uso do telemóvel entre os adolescentes. Os jovens inquiridos fazem, em média, 3,56 chamadas por dia e enviam habitualmente 25,72 mensagens através do telemóvel. "A forma como o telemóvel se introduz na vida dos indivíduos é bem patente em situações em que se sentem desconfortáveis quando não têm consigo o seu telemóvel, ou quando estão impossibilitados de o usar (porque não há rede ou porque não têm bateria, por exemplo)", lê-se na conclusão do estudo. E acrescenta-se: "A sensação de estar contactável ou poder contactar alguém em qualquer lugar é reconfortante e os nossos dados são indicadores dessa situação: grande parte dos jovens, 85,2%, concorda que se sentem muito mais tranquilos quando têm o telemóvel consigo.
Retirado de: http://www.educare.pt/educare/Actualidade.Noticia.aspx?contentid=4D32C1E24D5058FAE04400144F16FAAE&opsel=1&channelid=0
terça-feira, 26 de maio de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário