domingo, 31 de maio de 2009

Nintendo Company, Limited- Consolas portáteis

  • Game Boy: Lançado em 1989, o "Game Boy" foi a primeira consola portátil popular. O seu sucesso deveu-se ao facto de a consola vir com o jogo "Tetris". Mais tarde, foi lançado um novo jogo, o "Pokémon", jogado ainda nos tempos de hoje.

  • Game Boy Color: O Game Boy Color foi a evolução do Game Boy original. Os seu jogos são compatíveis com o seu antecedente, sendo o "Pokémon" o jogo mais popular. Esta nova consola tem 52 cores á escolha.


  • Game Boy Advance: Este novo Game Boy é compatível com os jogos dos Games Boys anteriores. Esta consola pode ser conectada com a Gamecube através de um acessório. Esta nova consola portátil foi lançada em 2001.


  • Game Boy Advance SP: O Game Boy Advance SP é o Game Boy Advance redesenhado. Os seus jogos são compatíveis com o seu anterior. Este apresenta um no disign que faz com que ocupe menos espaço, cabndo facilmente num bolso e outras melhorias com a utilizaçao de luz no ecrã.


  • Nintendo DS: A Nintendo DS possui novas inovações como o uso de dois ecrãs, sendo um deles Touch Screen (Sensível ao toque) e tem um microfone incorporado. A Nintendo DS é capaz de apresentar gráficos 3D. Esta nova consola tem conexão wi-fi , sem fios, permintindo chats e miltiplayers em alguns jogos.


  • Game Boy micro: Pequeno, leve e estiloso, o Game Boy micro foi uma nova consola portátil lançada em Setembro de 2005. Esta nova consola pode ser personalizada com capas de várias cores.

  • Nintendo DS Lite: A Nintendo DS Lite é a versão mais nova da Nintendo DS clássica. Esta é mais elegante e a sua bateria é mais duradora.

  • Nintendo DSi: A Nintendo DSi é a evoluçao da Nintendo DS mas um pouco mais larga e com duas camaras de 3megapixeis incluidas na tampa de cima da consola (uma na parte de dentro e outra na parte de fora). A Nintendo DSi apresenta uma melhor conentividade.

terça-feira, 26 de maio de 2009

O telefone ao longo dos tempos

Após o aparecimento do telégrafo, o escocês Alexander Graham Bell inventa o microfone e o auscultador e assim transforma o telégrafo no telefone.

O primeiro telefone possuia uma corneta que serve de microfone e de auscultador ao mesmo tempo. O microfone transforma a voz em sinais eléctricos que são transmitidos através de fios e o auscultador é capaz de reproduzir essa voz.

Em breve, o telefone passa a ter o microfone e o altifalante em separado mas ainda não possui números.

Para que o telefone funcionasse era preciso dar-se á manivela para que se possa comunicar com uma central e a telefonista pôr-nos em contacto com a pessoa que desejamos falar.

Actualmente, graças a milhões de quilómetros de fios e de centenas de satélites, a rede telefónica permite contactar qualquer pessoa mesmo que esta esteja no outra ponta do mundo, enviar imagens, para isso foi inventado o fax, e até consegue-se ver com quem se está a falar através de um videofone.

Para se comunicar com qualquer pessoa em qualquer lugar e hora inventa-se um telefone portátil, o telemóvel.

Hoje em dia toda a gente possui pelo menos um telemóvel e cada vez existe mais marcas e modelos variados por onde se pode escolher.

Autonomia ou independência?


Ter telemóvel é um desejo que nasce em nós desde muito cedo, mas nem sempre nos apercebemos do que realmente representa. O telemóvel desenvolve a nossa responsabilidade, tornamo-nos autónomos e ganhamos direito de expressão e privacidade. Há que ter em atenção que só a partir de uma certa idade temos capacidade de lidar com as novas responsabilidades. Claro que devem existir regras quanto à sua utilização nas escolas e os estudantes devem também participar na definição dessas regras, para que reconheçam que foram ouvidos e as respeitem.
Eu própria recebi o meu 1º telemóvel aos 8anos e só agora me apercebo da mudança que ocorreu na minha vida. Agora com 14 anos comprei eu própria o meu telemóvel e reconheço a responsabilidade de me manter contactável, de não o perder e lembro-me do esforço que fiz para o comprar.Todos nós devemos passar por isto para nos apercebermos dos direitos e deveres que aceitamos ao utilizar o telemóvel. Podemos então concluir que o telemóvel assim como segurança traz tambem responsabilidades que contribuem para nos tornarmos pessoas mais autónomas e independentes.

Portatil Magalhães


O Magalhães é um computador portatil de baixo custo que é baseado na segunda versão do portatil Classmate Pc da Intel.

O portatil é montado num espaço que pertence a actual fábrica da JP Sá Couto, em Matosinhos, com um custo de produção de 180 euros. Começou a ser produzido em Janeiro de 2008, mas só em Setembro é que foram distribuidos os primeiros portáteis às crianças do ensino básico (1º ao 4º ano).

A montagem deste computador é sob o âmbito do programa e-escolas. O portátil tem como público-alvo crianças entre seis e os dez anos.

O seu nome provém do navegador português Fernão de Magalhães.


Adaptado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Port%C3%A1til_Magalh%C3%A3es

E tu, usas e abusas do teu telemóvel?

Sabemos por expriência própria que poucos são os que desligam o telemóvel por um longo período de tempo, nem mesmo nas aulas. Isto está provado.
Estudo revela que mais de 50% dos alunos não têm o hábito de desligar o telemóvel nas aulas. Técnicos garantem que a proibição total nos recintos escolares não é solução.
Os dados foram recolhidos e analisados para se compreender comportamentos específicos dos consumidores mais novos dos media em Portugal: 40,8% dos alunos asseguram que desligam o telemóvel nas aulas, 84,2% dos 9 aos 12 anos têm telemóvel, 80,3% garantem que são os amigos o principal alvo da comunicação, 28,6% revelam que a vida mudaria para pior se ficassem sem telemóvel durante duas semanas.
Estes são apenas alguns dos resultados do estudo "E-Generation: Os usos dos media pelas crianças e jovens em Portugal", pesquisa com data de 2007. Foram inquiridos jovens dos 8 aos 18 anos. Este questionário esteve online durante um mês e totalizou 1353 respostas válidas. Perceber o impacto e a importância das novas tecnologias nas relações interpessoais e nas práticas quotidianas foi também um objectivo da investigação. Há conclusões a reter. Nota-se uma clara tendência, praticamente universal, do uso do telemóvel entre os adolescentes. Os jovens inquiridos fazem, em média, 3,56 chamadas por dia e enviam habitualmente 25,72 mensagens através do telemóvel. "A forma como o telemóvel se introduz na vida dos indivíduos é bem patente em situações em que se sentem desconfortáveis quando não têm consigo o seu telemóvel, ou quando estão impossibilitados de o usar (porque não há rede ou porque não têm bateria, por exemplo)", lê-se na conclusão do estudo. E acrescenta-se: "A sensação de estar contactável ou poder contactar alguém em qualquer lugar é reconfortante e os nossos dados são indicadores dessa situação: grande parte dos jovens, 85,2%, concorda que se sentem muito mais tranquilos quando têm o telemóvel consigo.

Retirado de: http://www.educare.pt/educare/Actualidade.Noticia.aspx?contentid=4D32C1E24D5058FAE04400144F16FAAE&opsel=1&channelid=0

segunda-feira, 25 de maio de 2009

A evolução do som

Desde de há muito tempo que se tenta gravar o som da voz e é assim que, em 1877 nasce o fonógrafo.

Para gravar a voz, é preciso rodar a manivela do fonógrafo e falar ao microfone. Para ouvir a gravação basta substituir o microfone por um altifalante e rodar a manivela.

Alguns anos depois, o rolo é substituído pelo o disco que é mais sólido e mais prático. O som é de melhor qualidade e pode ser reproduzido em milhares de exemplares. Entre cada disco é necessário voltar a montar o fonógrafo.

Posteriormente, é inventado o gira-discos eléctrico, para que a música seja apreciada em qualquer lugar. A música é emitida através de altifalantes onde se pode regular o volume do som. O gira-discos é guardado numa pequena mala.

Em 1898, apareceram os primeiros gravadores, os sons eram gravados em grandes bobinas, depois surgem as cassetes e os gravadores portatéis.

A partir daí começou a haver o leitor de cassetes, algum tempo depois, o leitor de CDs e actualmente existem os mp3 e os mp4.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Nintendo Company, Limited

A Nintendo é uma empresa japonesa que fabrica consolas e videojogos criada em 1889 por Fusajiro Yamauchi. Nintendo significa "Alcance o Paraíso". Este nome foi escolhido com a intensão de dar uma ideia de superioridade ao consumidor.

Produtos:


  • Nintendo Entertainment System: Esta consola foi lançada inicialmente com o nome de "Famicom" no Japão e devido ao seu grande sucesso foi relançada nos EUA, Europa e Austrália com um baixo preço.



  • Nintendo 64: Em 1996 a Nintendo lançou uma nova consola. Esta, com o nome de Nintendo 64 tinha melhorias significativas nos gráficos, continha um novo joystick analogico e tinha "rumble pak" (o que faz com que o comando trema). O primeiro jogo para esta consola foi o "Super Mario 64".





  • Nintendo Gamecube: Durante o seu desenvolvimento deram-lhe o nome de "Dolphin". Esta consola foi a primeira criada pela Nintendo onde foi uzado um DVD mini.




  • Nintendo Wii: Sucessor da Nintendo Gamecube a Wii teve como primeiro nome "Nintendo Revolution". Um dos maiores segredos da Nintendo Wii é o comando. O seu comando é contituido por uma cruz de quatro direcções, mais abaixo um botão com a letra A e mais dois botões com os respectivos números 1 e 2. Mas o conceito revolucionário está no facto de conter um sistema giratório capaz de captar qualquer movimento feito.










As consolas do tempo dos nosso pais...

No tempo dos nossos pais também existiram consolas de jogos, como por exemplo: a Odyssey 100, Color TV game, Atari 2600 etc...

Mas a mais conhecida de todas foi o ZX Spectrum...

O ZX spectrum foi lançada na Inglaterra em 1982 pela companhia Sinclair Research.
Haviam duas versões desta consola: uma versão com 16kb de memória RAM e outra com 48 kb.
Esta consola era composta por um teclado que se ligava a televisão e por um leitor de cassetes onde se punham os jogos e foi a primeira consola com jogos a cores.

terça-feira, 19 de maio de 2009

A televisão


A televisão foi inventada para que se possa transmitir imagens. As primeiras televisões eram aparelhos enormes e com ecrãs pequenos. Quem a inventou foi um escocês, John Logie Baird, que apresenta as primeiras transmissões de televisão em 1926.

Os primeiros programas são difundidos em 1936.

No início, as imagens da televisão eram a preto e branco, só depois, em 1960, é que aparece a televisão a cores. Nessa altura existia apenas um canal.

Actualmente, com a antena parabólica e os satélites conseguimos ter uma enorme variedade de canais, nos quais são emitidos vários programas para qualquer idade.

A Evolução da escrita até aos computadores.

A escrita, tal como a conhecemos hoje, é o resultado de uma incrível evolução.
Os primeiros escritos eram gravados em argila, em pedra, em madeira, em bambu e em osso. Os egípcios foram os primeiros a utilizar um material flexível e prático, obtido a partir de caules de papiro.
Mais tarde os chineses inventaram uma técnica para fazer papel a partir das árvores. Essa técnica, prática e eficaz, depressa passou a ser usada por vários povos. O alemão Johannes Gutenberg inventou a imprensa, em 1450. Antes dessa invenção, cada livro era copiado à mão pelos monges, ao ritmo de três ou quatro páginas por dia. Com a imprensa, imprimiam-se 300 páginas por dia! O saber tornou-se acessível a todos e as novas ideias expandiram-se rapidamente.
A primeira máquina de escrever foi posta a funcionar pelo americano Christopher Sholes, em 1867. O computador substituiu as máquinas de escrever, porque tornou possível produzir documentos escritos muito mais rapidamente. Além disso, é o grande responsável pela revolução no domínio das comunicações. E tu sabes porquê? Porque estas pequenas maravilhas podem comunicar entre si e são muito utéis.
A primeira comunicação, ou ligação, entre dois computadores foi efectuada na cidade norte-americana de Los Angeles, em 1969. Actualmente, a música, o texto e as imagens circulam pelos quatro cantos do globo.

Esta informação foi adaptada de uma prova de africção do 4ºano! Como vês é e pequenino que se começa a aprender a importância da evolução da tecnologia.

Sabes o que é a informática?

Claro que todos vocês utilizam a informatica diariamente, mas será que sabem realmente o que é?

A informática é uma ciência que desenvolve e utiliza máquicas para tratamento, transmissão, armazenamento, recuperação e utilização de informações. O computador - capaz de realizar várias operações matemáticas num curto espaço de tempo, de acordo com programas pré-estabelecidos - é a principal máquina utilizada.
O desenvolvimento da informática tem premitido que surjam computadores cada vez mais pequenos, mais baratos e com maior capacidade. Hoje em dia, um computador laptop de 1500 euros é muito mais potente do que um computador de grande porte da década de 70, que custava 7 milhões. A baixa de preços é um dos factores decisivos para a popularização dos computadores. Se há 25 anos existiam apenas 50 mil computadores no mundo inteiro, hoje há cerca de 140 milhões.
Aposto que não sabiam nada disto!

Adaptado de: http://w3.ualg.pt/~fcar/evolucao_computadores.pdf

terça-feira, 5 de maio de 2009

Bem vindos :'D

Olá! Bem vindos ao nosso Blog. Somos alunas da turma 8ºF da Escola Secundária da Portela.
Já devem ter reparado que estamos todos rodeados de tecnologia, mas olhem bem à vossa volta... A tecnologia é a base de quase tudo hoje em dia; todos nós temos pelo menos um telemóvel, quando queremos informações vamos à Internet e até podemos fazer compras sem sair de casa. Podemos ouvir musica sem incomodar ninguém e onde queremos. Para nós tudo isto é natural e simples, mas nem sempre foi assim…

Blog criado por:

  • Ana Beatriz, nº1
  • Ana Sara, nº4
  • Mafalda Rodrigues, nº 13
  • Raquel Nabais, nº20